sábado, 11 de novembro de 2023

O silêncio

 

O silêncio


Simone Goh

Todo dia o silêncio acordava aquele menino e lhe falava que ele, o silêncio, era muito especial

Trazia felicidade para as pessoas, que tinham mais tempo para olhar a vida, não perdiam tempo em escutar tantas bobeiras. O menino ria do silêncio e dele se fez amigo, achava. Assim acordava, dava um beijo na mãe, no pai e na irmãzinha, mas nada falava. Quando alguém lhe perguntava se queria mais café com leite simplesmente sorria.

Ia para a escola e sentia que se continuasse não falando conseguiria ver coisas que ninguém via e assim ficava em silêncio, em silêncio. Se a professora perguntasse a ele alguma coisa, fazia cara de choro e ela com dó do menino mudava de assunto. Silêncio.

Já não se lembrava mais de sua voz, aliás ninguém se lembrava do menino, parecia que ele era transparente, não tinha amigos, pois para ter amigos é preciso falar e ele era totalmente chegado ao silêncio.

Todas as manhãs, o silêncio vinha e lhe falava a mesma coisa. O menino queria contrariá-lo, mas coitado era sozinho o silêncio.

A mãe começou a se preocupar, o pai achou melhor levá-lo a um psicólogo, mas quando lá chegou não respondia nada, mas sua cara era de que tudo estava bem então tá.

O menino então foi crescendo, o silêncio não largava seu pé, mas ele começou a perceber que nada via de especial, ao contrário, só via tristeza,  estava se sentindo triste, menino triste e agora homem triste.

Em uma manhã, resolveu se levantar antes do silêncio, e deu seu primeiro bom dia a seus pais, que agora já não eram tão jovens, a mãe chorou ao ouvir a voz do filho, o pai começou a lhe fazer tantas perguntas, que ele não dava conta de responder.

Saiu feliz para mais um dia, dava um sorriso, falava algo engraçado a todos com quem encontrava.  De repente, olhou para o céu e viu uma nuvem especialmente bonita, apertou mais os olhos, a nuvem estava falando com ele e ele respondeu: Ah... o silêncio está aí com você? E ele está bem? – Sim - disse a nuvem, não para de falar com os anjos.

 

Para depois da história

Quantos de nós educadores e família exigimos silêncio das crianças, mas o silêncio pode virar solidão. Crianças com fobia social, dificuldade de se comunicar oralmente e também de forma gráfica. O silêncio deve ser tratado com carinho e chamado para nosso convívio em momentos especiais de escuta, de pensamento, de sonhos, de troca de olhares, fora disso ele não é bem- vindo.

Nenhum comentário: